Belo Horizonte Adere ao Emissor Nacional de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

A partir de 1º de outubro de 2025, a Prefeitura de Belo Horizonte passará a adotar o Emissor Nacional de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e), utilizando a infraestrutura do Portal Nacional da Nota Fiscal de Serviços, gerido pelo governo federal.

Sergundo a prefeitura, a medida visa modernizar e simplificar a emissão de notas fiscais de serviço na capital mineira, alinhando-se às diretrizes da Reforma Tributária do Consumo no Brasil.

Cronograma de Adesão

A transição para o Emissor Nacional será gradual, seguindo o cronograma estabelecido pela Prefeitura:

  • 1º de outubro de 2025:
    • Pessoas jurídicas que recolhem o ISSQN em regime de Estimativa Total.
    • Sociedades de profissionais optantes pelo Simples Nacional, autorizadas a recolher o ISSQN por alíquota fixa.
  • 1º de novembro de 2025:
    • Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional que recolhem o ISSQN via Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
  • 1º de dezembro de 2025:
    • Demais pessoas jurídicas emissoras de NFS-e estabelecidas em Belo Horizonte, exceto aquelas beneficiadas pelo Programa de Incentivo à Instalação e Ampliação de Empresas (Proemp).
  • 1º de janeiro de 2026:
    • Todas as pessoas jurídicas prestadoras de serviços estabelecidas no município.

Benefícios da Mudança

Segundo o atual secretário municipal de Fazenda, Pedro Meneguetti, a adoção do Emissor Nacional atende à legislação vigente (Lei Complementar 214/2025 e Emenda Constitucional 132/2023).

“A transição para o Emissor Nacional da NFS-e é uma iniciativa impulsionada pela Reforma Tributária do Consumo no Brasil para modernizar e simplificar as obrigações fiscais. O padrão nacional para a emissão das NFS-e vai unificar todos os layouts dos documentos municipais e reduzir a complexidade, em benefício do contribuinte”, destaca Meneguetti.

A unificação dos layouts e a simplificação dos processos devem facilitar o cumprimento das obrigações fiscais, reduzindo a burocracia para os contribuintes belo-horizontinos e promovendo maior eficiência na gestão tributária.

Fonte: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/belo-horizonte-adere-ao-emissor-nacional-de-nota-fiscal-de-servico-eletronica

Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Prefeituras!

TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!

Quero participar »
Rolar para cima