A Prefeitura de São José (SC) publicou orientações aos contribuintes sobre as mudanças que entrarão em vigor com a Reforma Tributária a partir de 1º de janeiro de 2026.
Entre os primeiros ajustes práticos, estará a inclusão dos campos de IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) nas notas fiscais eletrônicas.
O sistema da IPM já está preparado para realizar os cálculos previstos na legislação, mas os novos campos passarão a aparecer nos documentos fiscais, o que exigirá ajustes por parte de alguns emissores.
Para contribuintes que utilizam Web Service, será necessário atualizar os sistemas próprios para adequar os layouts à nova estrutura nacional.
A atualização é obrigatória para manter conformidade com o padrão de emissão.
A base de testes da IPM está disponível para quem precisar validar o novo modelo.
O acesso é feito pelo IPM Sistemas, onde o contribuinte deve selecionar o ícone de suporte e, em seguida, acessar “Notas Técnicas” ou “Web Service”, onde estão as instruções completas para testes.
Emissão via sistema municipal não terá mudanças para o usuário
Quem utiliza o site da Prefeitura para emitir NFS-e não precisará fazer qualquer ajuste.
O município informou que as adaptações já estão sendo feitas internamente no sistema, que continuará realizando os cálculos automaticamente.
Para suporte técnico relacionado às novas funcionalidades no IPM Sistemas, o contribuinte deve acessar o ambiente de emissão de NFS-e, clicar no ícone de suporte no canto superior direito e, na nova janela, selecionar a opção “Canais de Atendimento”.
Fonte: Prefeitura de São José
Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Prefeituras!
TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!
Quero participar »