Prefeitura de Porto Velho (RO) orienta empresas sobre novo layout da NFS-e

A Prefeitura de Porto Velho (RO) informou que já estão disponíveis os arquivos de atualização para adequação ao novo modelo da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nacional.

A mudança é obrigatória para empresas que emitem notas por meio de sistemas próprios ou integrados ao sistema municipal via Web Service.

Segundo a Secretaria Municipal de Economia (Semec), o emissor próprio da cidade continuará ativo, permitindo que empresas locais usem tanto o sistema municipal quanto a integração direta.

A atualização faz parte da implantação gradual do padrão nacional da NFS-e, coordenado pela Receita Federal e pelo Comitê Gestor da NFS-e Nacional, que busca unificar formatos e simplificar o compartilhamento de informações fiscais entre municípios e estados.

O que muda

A arrecadação do ISS em Porto Velho continuará sem alterações em 2026, mas o modelo da nota passará a contar com novos campos referentes ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

O novo layout também traz campos adicionais, como Código de Situação Tributária (CST) e Código de Classificação Tributária (cClassTrib), que permitirão o envio das informações ao Ambiente de Dados Nacional (ADN) — sistema que armazenará e integrará os dados fiscais em todo o país.

Como baixar os arquivos de atualização

Os arquivos, exemplos e documentação técnica estão disponíveis no Portal da NFS-e de Porto Velho (https://nfse.portovelho.ro.gov.br).
Passo a passo:

  1. Acesse o portal com seu login de contribuinte;
  2. Clique no ícone de pessoa (no canto superior direito);
  3. Escolha a opção “Layout de integração Web Service”;
  4. Baixe os arquivos e siga as instruções técnicas.

Quem deve atualizar

A atualização é obrigatória para quem utiliza sistemas próprios integrados.

A Semec recomenda que as empresas façam a adequação o quanto antes, para evitar falhas de comunicação com o novo modelo nacional.

Já os contribuintes que usam apenas o portal municipal deverão preencher corretamente o “Código de Serviço Nacional”, quando o campo estiver disponível, de acordo com o serviço prestado.

Suporte técnico

Dúvidas podem ser esclarecidas pela Secretaria Executiva da Receita Municipal (SERM), responsável pelo sistema de emissão da NFS-e, pelo e-mail: [email protected].


Fonte: Prefeitura de Porto Velho (RO) / Semec — https://www.portovelho.ro.gov.br/artigo/51976/fisco-prefeitura-de-porto-velho-informa-contribuintes-sobre-novo-layout-de-emissao-da-nfs-e

Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Prefeituras!

TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!

Quero participar »
Rolar para cima