Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda, SIGEF será base tecnológica para o novo modelo tributário nacional.
O Governo de Santa Catarina deu mais um passo importante em direção à modernização da gestão pública e à implementação da Reforma Tributária. O Estado compartilhou o código-fonte do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) com o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), órgão responsável por operacionalizar o novo modelo tributário do país.
Desenvolvido integralmente pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), o SIGEF foi reconhecido pelo Comitê como a solução mais adequada às necessidades do novo sistema de gestão fiscal, sendo aprovado pelo Plenário do Grupo de Coordenação Estratégica (GCE) como base tecnológica para o desenvolvimento das ferramentas do CGIBS.
“A utilização do SIGEF pelo Comitê Gestor do IBS reafirma o protagonismo de Santa Catarina como referência em modernização e governança fiscal”, destacou o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert. “Esse reconhecimento evidencia o comprometimento do governador Jorginho Mello e de toda a gestão estadual com a responsabilidade fiscal e a eficiência na administração pública”, completou.
Ferramenta reconhecida nacionalmente
Presente em todos os poderes e órgãos do Governo de Santa Catarina, o SIGEF integra as áreas de planejamento, orçamento, finanças e contabilidade em uma plataforma única e centralizada. Sua estrutura permite maior transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos — características que levaram outros estados e municípios a adotarem o sistema.
Além de Santa Catarina, o SIGEF já é utilizado ou está em processo de implantação nos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Rondônia, além das prefeituras de Salvador, Porto Alegre, Maceió e João Pessoa. Em novembro de 2024, o governador Jorginho Mello autorizou a utilização da ferramenta também pelo Governo de São Paulo, em ato conjunto com o governador Tarcísio de Freitas.
Eficiência e transparência
A diretora de Contabilidade e de Informações Fiscais da SEF, Vera Lúcia Hawerroth Santana, destacou que o SIGEF é hoje um pilar da governança fiscal catarinense.
“O SIGEF se consolidou como uma ferramenta estratégica para fortalecer a governança e aumentar a eficiência na utilização dos recursos públicos. Esse comprometimento também se reflete nos resultados fiscais do Estado”, avaliou.
Em 2025, Santa Catarina manteve nota máxima (A) na avaliação de Capacidade de Pagamento (CAPAG) e conquistou o certificado CAPAG A+, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional. O Estado também se destacou no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, confirmando os reflexos positivos da gestão moderna e integrada promovida pelo SIGEF.
Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Uncategorized!
TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!
Quero participar »