O município de Forquetinha (RS) começará a operar oficialmente com a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no Padrão Nacional a partir de 1º de janeiro de 2026.
Com essa mudança, os recursos atuais de “Geração de NFS-e” e “Substituição de NFS-e” permanecerão disponíveis somente até 31 de dezembro de 2025.
Para apoiar prestadores de serviços na transição, o município abriu o período de testes do Emissor Nacional, permitindo que usuários se familiarizem com o novo ambiente antes do início da obrigatoriedade.
A implantação do padrão nacional acompanha as diretrizes definidas pela Reforma Tributária, que busca unificar o modelo de emissão da NFS-e em todo o país.
De acordo com Daniela Martins, do Setor de Tributação, o sistema foi desenvolvido pela Receita Federal em cooperação com os municípios e será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2026. Segundo ela, “nesse espaço, os prestadores de serviços podem realizar simulações, validar cadastros e conhecer as funcionalidades da plataforma antes do início da obrigatoriedade”.
Acesso ao ambiente de testes
Os contribuintes já podem acessar o ambiente de testes do Emissor Nacional por meio do link: www.producaorestrita.nfse.gov.br/EmissorNacional
Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o Setor Tributário da prefeitura ou pelo WhatsApp (51) 9.9283-6382.
Fonte: Prefeitura de Forquetinha
Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Prefeituras!
TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!
Quero participar »