O município de Colina (SP) informou que passará a utilizar o Emissor Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
A mudança entra em vigor em 1º de janeiro de 2026 e segue as diretrizes da Reforma Tributária.
Com a adesão, os prestadores de serviços do município passam a emitir a NFS-e por meio do ambiente nacional, mantido pela Receita Federal.
O sistema nacional tem como objetivo unificar o padrão de emissão das notas de serviços em todo o país.
Segundo a Prefeitura, a adoção do Emissor Nacional busca simplificar os procedimentos fiscais e reduzir a burocracia para os contribuintes.
A nova plataforma foi desenvolvida em parceria pela Receita Federal, Serpro e pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais.
Na prática, o município deixa de operar um modelo isolado e passa a integrar uma base nacional única de emissão e controle da NFS-e.
De acordo com o Departamento Municipal da Receita, o modelo nacional facilita o acesso ao sistema e padroniza regras e layouts utilizados na emissão das notas.
Em nota, o chefe da Receita afirmou que “para os contribuintes, a NFS-e oferece um sistema mais intuitivo, com acesso facilitado, padronização em âmbito nacional e menor custo operacional”.
Para apoiar os prestadores de serviços, a Secretaria Municipal de Finanças informou que irá disponibilizar, no portal oficial da Prefeitura, o acesso direto ao ambiente da Receita Federal.
Nesse portal estarão concentradas as informações e funcionalidades relacionadas à emissão da NFS-e no novo modelo.
A recomendação é que empresas e profissionais que prestam serviços em Colina verifiquem com antecedência seus processos e sistemas de emissão.
A mudança impacta especialmente contribuintes que utilizam sistemas próprios ou integração para emissão de notas fiscais.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colina
Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Prefeituras!
TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!
Quero participar »