Anápolis (GO) inicia migração para a NFS-e no padrão nacional

A Prefeitura de Anápolis (GO) dará início à implantação do Modelo Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, conhecido como NFS-e padrão nacional.

A mudança está relacionada à implementação da Reforma Tributária, prevista na Emenda Constitucional nº 132/2023 e regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025.

De acordo com a Receita Municipal, o novo modelo passará a ser utilizado a partir de 05 de janeiro de 2026.

O novo webservice da NFS-e estará disponível em todo o país na mesma data, como parte do processo de unificação das obrigações fiscais dos municípios.

Durante o período de transição, os contribuintes poderão realizar testes e a fase de homologação no novo ambiente até 31 de janeiro de 2026.

Nesse intervalo, o atual modelo conceitual Abrasf 2.04 continuará funcionando normalmente no município.

A Prefeitura informou que a desativação definitiva do webservice no padrão Abrasf 2.04 está prevista para 01 de fevereiro de 2026.

A partir dessa data, todos os emissores de NFS-e em Anápolis deverão operar exclusivamente no padrão nacional.

Os contribuintes e desenvolvedores de sistemas podem consultar as resoluções, notas técnicas e demais documentos publicados pelo Comitê Gestor da NFS-e.

O material técnico está disponível na biblioteca do Portal Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.

Também podem ser acessados o Manual Conceitual e os modelos de XML e XSD da NFS-e padrão nacional no menu de downloads do ISSNET Online.

Segundo a Prefeitura, a atualização busca atender às exigências da legislação nacional e padronizar os procedimentos fiscais de competência municipal.

O objetivo é ampliar a integração das informações fiscais entre os municípios e aumentar a segurança das operações digitais relacionadas à emissão de notas de serviço.


Fonte: Prefeitura de Anápolis

Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Prefeituras!

TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!

Quero participar »
Rolar para cima