Agilize: Uma história de escalabilidade

A Agilize é pioneira no serviço de contabilidade online no Brasil, atuando no mercado desde 2013. Hoje, a empresa conta com mais de dez mil clientes, oferecendo um serviço rápido, transparente e de qualidade, que possibilita aos clientes acompanharem todos os processos contábeis em tempo real — tudo de forma prática e acessível.

“Nós usamos a tecnologia a favor da contabilidade para sua empresa. Com isso, conseguimos entregar mais praticidade, agilidade e transparência.”
– Adriano Fialho, CTO da Agilize

Além de ser a primeira contabilidade online do país, a Agilize se destaca por proporcionar uma economia média de R$ 8 mil em honorários contábeis por ano para seus clientes e por suas soluções adicionais, como Transformação de MEI para ME e Abertura de empresas (sem cobrança de taxas extras).

Quais eram os desafios anteriores à parceria?

O principal desafio para a Agilize estava ligado ao processo de escala e à burocracia na emissão de notas fiscais. A empresa começou atendendo 14 municípios e, em pouco tempo, já estava presente em mais de 5.500 cidades, o que tornou inviável a integração manual com diferentes prefeituras:

“Começamos atendendo 14 municípios e, de repente, estávamos com serviço em 5.500 cidades. E aí você me diz: como que faz a integração manual? O esforço seria enorme!”
– Adriano Fialho, CTO da Agilize

Cada município tem regras e layouts diferentes para emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e), o que aumenta a complexidade. Além disso, a Agilize passou a atender também o comércio varejista, criando a necessidade de emitir NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). Logo, a busca era por uma solução capaz de automatizar todo esse processo.

Como a eNotas ajudou na emissão fiscal?

Diante do cenário de crescimento e da complexidade da emissão de notas, a Agilize resolveu procurar um sistema inteligente que assumisse essa responsabilidade, permitindo que a equipe mantivesse o foco na contabilidade:

“Não somos especialistas em emissão de notas, esse não é o nosso business, o nosso core é contabilidade. E foi aí que procuramos a eNotas para fazer essa parceria.”
– Adriano Fialho, CTO da Agilize

O principal critério foi encontrar uma solução confiável, com corpo técnico sólido e infraestrutura escalável. A Agilize buscou indicações de outras empresas e encontrou na eNotas a oportunidade de terceirizar a emissão de notas fiscais tanto para serviços (NFS-e) quanto para o varejo (NFC-e).

Quais foram os resultados após a implementação da eNotas?

Com a parceria firmada, a Agilize conseguiu ampliar seu market share, atendendo novos públicos. Além disso, pôde direcionar tempo e energia para o que realmente importa: o core business de contabilidade.

“Com a eNotas eu tive mais tempo para focar no coração da Agilize, sem dúvida.”
– Adriano Fialho, CTO da Agilize

A otimização dos processos de emissão fiscal foi fundamental para manter a escalabilidade do negócio. Segundo Adriano, “ter gente de confiança cuidando disso é essencial”, pois, em caso de problemas nas prefeituras, a Agilize conta com o suporte da eNotas e não precisa interromper suas operações contábeis.

Qual é a perspectiva para o futuro?

A Agilize tem planos de continuar crescendo e expandindo seu atendimento para novos nichos de mercado, com uma previsão de crescimento de 400% em um futuro próximo:

“Nosso projeto é trabalhar a expansão para outros nichos de mercado, com certeza! A expectativa para a Agilize no ano que vem, é que haja um crescimento 400%.”
– Adriano Fialho, CTO da Agilize

A empresa se prepara para colher os resultados desse crescimento acelerado, contando com a parceria da eNotas para manter seus processos de emissão fiscal automatizados e confiáveis. O desejo de ambas as empresas é caminhar na mesma velocidade rumo a uma maior expansão no mercado brasileiro.

Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Histórias de sucesso!

TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversos outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!

Quero participar »
Rolar para cima