11 ferramentas indispensáveis para automatizar e gerenciar o seu negócio (5 são grátis!)

A vida de empreendedor é repleta de desafios e o principal deles é conseguir organizar milhares de tarefas que acontecem ao mesmo tempo. Se você ainda utiliza métodos manuais, saiba que pode estar perdendo horas valiosas que poderiam ser empregadas na melhoria de processos de marketing, no desenvolvimento de conteúdos educativos ou no atendimento ao cliente.

Para resolver esse problema, a internet oferece diversas ferramentas para otimizar e automatizar as atividades do dia a dia. Neste artigo, você vai conhecer 11 delas, além de descobrir 5 opções totalmente gratuitas que podem fazer toda a diferença na gestão do seu negócio.

Sumário

  1. Asana
  2. Nota Gateway
  3. Mailchimp
  4. Leadlovers
  5. ContaAzul
  6. iugu
  7. Zapier
  8. Slack
  9. Postcron
  10. SemRush
  11. Milanote

1. Asana

O Asana é uma das ferramentas de gerenciamento de projetos mais completas do mercado. Ela se destaca pela facilidade de uso e pelas diversas funcionalidades que oferece, permitindo que você organize tarefas, defina metas e gerencie equipes de forma eficiente.

  • Versão gratuita: até 15 membros podem ser adicionados sem custo.
  • Plano pago: a partir de US$ 9,99 ao mês, com recursos adicionais.

Uma alternativa ao Asana é o Trello, que também oferece uma versão gratuita, mas com menos funcionalidades.

2. Nota Gateway

A Nota Gateway é um software de emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) automática. Ela elimina a necessidade de lidar com processos burocráticos na emissão de notas, permitindo que você invista seu tempo em estratégias para fazer o seu negócio crescer.

  • Integra-se aos principais meios de pagamento, como PagSeguro, MoIP, iugu, Boleto Simples, Monetizze, Eduzz e Vindi.
  • Emite notas fiscais de serviço ou de produto de maneira totalmente automatizada.

3. Mailchimp

O e-mail marketing é uma das principais formas de divulgar um negócio, e o Mailchimp é uma das plataformas mais populares para isso.

  • Gratuito: possui um plano sem custo e com diversas funcionalidades, ideal para micro e pequenas empresas.
  • Integrações: Google Docs, Zapier, Salesforce, WordPress, entre outros.

Outra opção é o E-goi, que conta com recursos de personalização e design responsivo (este, no entanto, é pago).

4. Leadlovers

O Leadlovers é uma plataforma de automação de marketing que abrange e-mail marketing, gerenciamento de redes sociais e nutrição de leads.

  • Hospedagem de domínios ilimitados.
  • Criação de páginas personalizadas.
  • Possibilidade de inserir curso online dentro da Área de Membros.

O plano básico custa em torno de R$154/mês. Como alternativa, há o RD Station, uma plataforma completa de automação de marketing, porém com planos a partir de R$329/mês.

5. ContaAzul

O ContaAzul é um sistema de gestão que controla demandas financeiras, vendas, estoque e a emissão de notas fiscais.

  • Permite definição de responsabilidades para cada membro da equipe.
  • Conecta-se diretamente ao seu banco, facilitando o controle financeiro.
  • Planos variam de R$39 a R$279 ao mês, dependendo do porte da empresa.

6. iugu

A iugu é voltada para automatizar cobranças, inclusive boletos online, sendo muito utilizada por SaaS, marketplaces, e-commerces e apps.

  • API completa que pode ser integrada a qualquer sistema.
  • Cobranças recorrentes e débito automático para quem trabalha com assinaturas.

O plano para vendas recorrentes começa em R$199/mês. Há também taxa de R$1,28 por boleto compensado.

7. Zapier

O Zapier integra de forma automática diversas aplicações web, centralizando ações em um só lugar.

Por exemplo, se você receber um e-mail no Gmail com uma palavra-chave específica, ele pode ser copiado automaticamente para o Dropbox e gerar uma notificação no Slack.

  • Versão gratuita: algumas tarefas são automatizadas sem custo.
  • Plano pago: a partir de US$ 20 ao mês, oferecendo mais recursos.

8. Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação interna bastante eficiente, permitindo a criação de canais para diferentes equipes (marketing, vendas, suporte, etc.).

  • Suporta envio de mensagens de texto, imagens e documentos.
  • Integra-se ao Google Hangout para chamadas de voz ou vídeo.
  • Versão gratuita limitada, planos pagos custam a partir de US$6,67 ao mês.

9. Postcron

O Postcron é um programador de postagens para as redes sociais. Ele permite agendar conteúdos no Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest e Instagram.

  • Adicione logomarca ou marca d’água da empresa às postagens.
  • Programe até 1000 publicações diretamente do Google Docs ou Excel.

Os planos variam de R$29/mês (para até 15 contas) a R$299,99/mês (para até 100 contas).

10. SemRush

O SemRush é ideal para quem precisa trabalhar SEO e tráfego. Ele realiza pesquisas de palavras-chave e mostra volume de busca, palavras relacionadas e resultados do Google (orgânicos e pagos).

  • Permite analisar até 10 pesquisas diárias gratuitamente.
  • O plano mais básico custa US$ 99 ao mês.

Para pesquisas de palavra-chave, você também pode recorrer ao Google Keyword Planner, que é totalmente gratuito.

11. Milanote

O Milanote é excelente para organização de ideias e projetos criativos, permitindo adicionar referências visuais de forma intuitiva.

  • Escrita de notas e criação de listas de tarefas.
  • Upload de imagens e arquivos de forma simples.
  • Salvar textos, imagens e links direto da internet.
  • Adicionar anotações e fotos pelo celular.

O plano gratuito oferece até 100 notas, imagens e links, além de 10 uploads de arquivo. O plano pago começa em US$ 9,99 ao mês por pessoa (versão anual).

Conclusão

Automatizar o seu negócio é uma decisão estratégica. Cada uma das ferramentas apresentadas auxilia em um aspecto diferente, seja para gerenciar projetos, controlar finanças ou otimizar sua comunicação interna. A escolha correta permite que você foque nos pontos realmente cruciais para o crescimento do seu negócio.

Agora que você já conhece as principais ferramentas para automatizar o seu empreendimento, que tal dar o próximo passo? Analise quais soluções se encaixam melhor na sua estratégia e comece a utilizá-las o quanto antes. O sucesso do seu negócio depende diretamente da qualidade dos processos que você adota!

Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Tech!

TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversos outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!

Quero participar »
Rolar para cima