Belo Horizonte (MG) ajusta cronograma da NFS-e Nacional para garantir transição técnica

A Prefeitura de Belo Horizonte (MG) publicou a Portaria SMFA nº 88, de 15 de dezembro de 2025, que altera regras da obrigatoriedade da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pelo Emissor Nacional.

A norma atualiza pontos da Portaria SMFA nº 75/2025 e tem como foco reduzir riscos operacionais durante a migração para o Ambiente Nacional da NFS-e.

Segundo o texto, o prazo originalmente previsto foi considerado insuficiente para que empresas realizassem testes completos em seus sistemas.

A dificuldade é maior para contribuintes beneficiários do PROEMP, que ainda dependem de ajustes técnicos a serem concluídos pelo SERPRO.

A portaria também leva em conta a publicação da Nota Técnica SE/CGNFS-e nº 004, versão 2.0.

Esse documento suspendeu temporariamente a validação da obrigatoriedade do preenchimento do grupo “IBSCBS” na NFS-e Nacional.

Com isso, durante o período de transição, fica permitido o uso do emissor municipal com o compartilhamento dos dados fiscais ao Ambiente Nacional de Dados.

O município destaca que essa solução transitória não compromete a integridade nem a qualidade das informações enviadas.

Outro ponto ajustado foi a regra sobre cancelamento de NFS-e.

A revogação de dispositivo anterior permite que o próprio emissor cancele a nota sem abertura de processo administrativo e sem identificação do tomador.

Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Fazenda reforça que o procedimento continua sujeito à análise e eventual glosa pela fiscalização.

A principal mudança prática está no cronograma de obrigatoriedade.

A partir de 1º de fevereiro de 2026, todas as pessoas jurídicas prestadoras de serviços estabelecidas em Belo Horizonte passam a ser obrigadas a emitir NFS-e pelo padrão definido.

A Portaria SMFA nº 88 entrou em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município.


Fonte: Diário Oficial do Município de Belo Horizonte

Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Prefeituras!

TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!

Quero participar »
Rolar para cima