A Prefeitura de Joinville (SC) vai integrar o sistema municipal de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Municipais (NF-em) à plataforma nacional de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
A medida faz parte da implementação da Reforma Tributária e passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2026.
Com a integração, o município mantém seu sistema próprio de emissão de notas, mas passa a compartilhar as informações com o ambiente nacional.
Segundo a Secretaria da Fazenda de Joinville, a decisão foi tomada para evitar mudanças na rotina de empresários, contadores e empresas de tecnologia que já utilizam o sistema municipal.
De acordo com o secretário da Fazenda, Fernando Bade, “para o usuário final, aquele que gera a atividade econômica, nada vai mudar”.
Ele também destacou que a manutenção do sistema local garante um suporte mais próximo, tanto por parte da prefeitura quanto dos desenvolvedores que atuam no município.
Na prática, as empresas de serviços continuarão emitindo suas notas da mesma forma.
A diferença é que os dados passarão a ser integrados automaticamente com o sistema nacional.
Com a conexão à plataforma federal, a tela de emissão da NF-em passará a exibir campos relacionados aos novos tributos da Reforma Tributária, como o CBS e o IBS.
Apesar disso, não haverá necessidade de cálculo desses impostos neste momento.
Esses tributos serão implantados de forma gradual e, no futuro, substituirão encargos atuais como o ISS, o PIS e a Cofins.
Para quem emite nota manualmente no sistema da prefeitura, não haverá impacto operacional.
Já as empresas que utilizam sistemas próprios de gestão, como ERPs, precisarão orientar seus desenvolvedores a atualizar os layouts de emissão.
Segundo Maico Bettoni, gerente da Unidade de Fiscalização de Tributos da Secretaria da Fazenda, “quem precisa se adaptar são as empresas grandes que possuem o seu ERP”.
Ele explica que o sistema da prefeitura já está preparado e conectado ao ambiente nacional, cabendo aos softwares privados garantir a comunicação correta.
A expectativa do município é que a integração facilite a transição para o novo modelo tributário sem gerar impactos diretos aos contribuintes locais.
Fonte: Prefeitura de Joinville
Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Prefeituras!
TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!
Quero participar »