Balneário Arroio do Silva (SC) adia para 2026 a adoção obrigatória do Emissor Nacional da NFS-e

A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva (SC) confirmou a prorrogação do início da obrigatoriedade do uso do Emissor Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) para 1º de janeiro de 2026.

A decisão, prevista no Decreto nº 146/2025, alcança todas as pessoas físicas ou jurídicas que prestam serviços sujeitos ao ISSQN.

Segundo o município, após essa data, a emissão de notas fiscais não será mais realizada pelo sistema municipal. “As empresas que utilizam sistemas próprios ou integrados para emissão de notas fiscais deverão adequá-los ao Emissor Nacional, em tempo hábil para atender ao novo prazo”, afirmou o assessor jurídico da dívida ativa, Gustavo Amboni.

O Emissor Nacional, disponível no Portal Nacional da NFS-e, faz parte do processo de unificação que deverá ser obrigatório em todo o país até 2026. O recurso, gratuito, permite que contribuintes emitam suas notas fiscais em um único ambiente padronizado.

Entre os benefícios apontados para a adoção do sistema estão a unificação de processos, integração entre entes federativos, simplificação no preenchimento, redução de custos e maior eficiência na arrecadação do ISS.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o setor de Fiscalização Tributária da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva.


Fonte: Prefeitura de Balneário Arroio do Silva

Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Prefeituras!

TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!

Quero participar »
Rolar para cima