A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE) anunciou o lançamento do novo Sistema de Trânsito de Mercadorias (Sitram), uma plataforma desenvolvida para simplificar a rotina de contribuintes, contadores e transportadores.
O objetivo é oferecer uma experiência mais ágil e transparente no controle e liberação do trânsito de mercadorias no estado.
Modernização e eficiência
De acordo com Susely Martins, coordenadora de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cofit), o novo Sitram foi criado para “modernizar, otimizar e simplificar os processos para os contribuintes”, reduzindo erros na geração de documentos de arrecadação e proporcionando maior transparência na fiscalização de mercadorias em trânsito e liberação mais rápida nos postos fiscais.
A atualização integra as ações da Sefaz-CE voltadas à digitalização dos serviços relacionados ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Melhor navegabilidade e usabilidade
O sistema apresenta telas redesenhadas, barra de progresso que permite acompanhar solicitações em tempo real e barra de rolamento otimizada, que facilita a navegação em grandes volumes de dados.
As mudanças buscam tornar o sistema mais prático e reduzir o tempo de execução de tarefas operacionais.
Principais funcionalidades do novo Sitram
Calculadora Difal
Ferramenta integrada para cálculo do diferencial de alíquota do ICMS (Difal). Com a chave da NF-e, é possível calcular o valor do imposto e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
Memória de cálculo
Agora localizada como submenu de “Consultas”, a função permite visualizar o detalhamento dos tributos, facilitando a conferência dos valores.
Baixa de pagamento manual
Permite registrar manualmente o pagamento de débitos, agilizando a liberação do transporte de mercadorias. A baixa pode ser feita tanto para o DAE quanto para a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE).
Filtro de consulta aprimorado
A busca por informações passou a ter seleção de dados mais precisa e eficiente.
Consulta por nota fiscal flexibilizada
A consulta pode ser feita tanto por usuários credenciados (Transportadoras – Cred-T e Contribuintes – Cred-C) quanto por não credenciados, ampliando as possibilidades de pesquisa.
Como acessar o novo sistema
O acesso ao novo Sitram pode ser feito pelo Portal de Serviços da Sefaz-CE (https://portalservicos.sefaz.ce.gov.br). É necessário clicar em “Sistemas” e selecionar o menu “Sitram”.
Para facilitar a adaptação dos usuários, o sistema anterior permanece disponível durante o período de transição.
Mais informações e instruções de acesso podem ser consultadas no guia do novo Sitram (PDF).
Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Legislação!
TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!
Quero participar »