SICRAMIRN alerta: como a reforma tributária pode afetar o setor de bebidas

O Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Rio Grande do Norte (SICRAMIRN) (RN) atualizou seus associados sobre o andamento da reforma tributária em reunião realizada nesta quinta-feira.

O contador e consultor do sindicato, Ricardo Matos, explicou os detalhes do período de transição que começou em 2026.

Segundo Matos, a Receita Federal vai utilizar as informações prestadas pelas empresas neste ano para calcular médias por segmento — como água e refrigerante — e determinar a alíquota final.

As projeções indicam que a soma da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) deve ficar em torno de 27,5% a 28%.

“Não se pode ver a reforma tributária como uma mudança fiscal. É, na verdade, uma grande reforma econômica, a maior desde o Plano Real, e este ano de 2026 é o ano base, que vai iniciar mudanças, mas também servir como definição para os próximos anos”, comentou Matos.

O presidente do SICRAMIRN, Joafran Nobre, ressaltou a necessidade de manter os associados informados e disponíveis para esclarecer dúvidas.

“Hoje tivemos uma breve explanação do estado da reforma tributária e vamos estar disponíveis para tirar as dúvidas dos associados sobre esse importante tema”, afirmou Joafran Nobre.

O encontro também contou com a participação do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, que destacou que ainda há incertezas e que cada empresário deve analisar o impacto com seu setor de contabilidade.

“O tema ainda tem muitas incertezas para os empresários e exige a análise e atenção de cada empresário com seus profissionais de contabilidade”, disse Roberto Serquiz.

Além do debate sobre a reforma, o SICRAMIRN apresentou o Curso de Boas Práticas de Laboratório realizado pelo SENAI-RN dentro do Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Empresas Industriais (Procompi).

O curso acontecerá nos dias 25 de fevereiro, 4 e 11 de março e terá 40 vagas para responsáveis técnicos e técnicos laboratoriais das indústrias.


Fonte: SICRAMIRN

Receba em primeira mão as atualizações mais quentes sobre Legislação!

TOTVS, Conta Azul, Sankhya e diversas outras empresas já fazem parte da nossa comunidade. Entre você também!

Quero participar »
Rolar para cima